top of page

A Renovação Carismática Católica, ou o Pentecostalismo Católico, como foi inicialmente conhecida, teve origem com um retiro espiritual realizado nos dias 17-19 de fevereiro de 1967, na Universidade de Duquesne (Pittsburgh, Pensylvania, EUA).(13)

Em uma carta enviada dois meses após (29 de abril de 1967), a um professor, Monsenhor Iacovantuno, Patti Gallagher, uma das estudantes que participou do retiro, assim relatou o que aconteceu naqueles dias:

O Movimento Apostólico de Schoenstatt pertence à Igreja Católica Apostólica Romana e faz parte da Obra Internacional fundada em 18 de outubro de 1914, pelo Pe. José Kentenich, em Schoenstatt, na Alemanha. Schoenstatt – cuja palavra significa belo lugar – é o bairro da cidade de Vallendar, às margens do Rio Reno, onde estava localizado o seminário dos padres Palotinos.

O ato da Fundação da Obra Internacional de Schoenstatt é a Aliança de Amor com Maria, firmada pelo Pe. José Kentenich, juntamente com um grupo de seminaristas palotinos. Por meio desse ato, a Mãe de Deus é convidada a estabelecer-se na capelinha existente junto ao Seminário Palotino de Schoenstatt e fazer dela um Santuário de graças, de onde partisse um movimento de renovação religioso e moral para o mundo. Para isso, os contraentes da Aliança se comprometiam a oferecer à Maria, como dádiva de amor, o empenho de todas as forças em sua autoeducação. A Aliança foi aceita, Deus abençoou o Movimento com um crescimento rápido e ele está presente nos cinco continentes, com mais de 200 centros de espiritualidade e de missão.

A história da Pastoral da Juventude começa pelos anos 70 ou, até, com a Ação Católica Especializada (JAC, JEC, JOC, JUC), nos anos 60. Não podemos negar que aprendemos muito da Ação Católica, da Teologia da Libertação, da Pedagogia do Oprimido. No final da década de 70 e no início dos anos 80 a Igreja vivia um período de grandes expectativas, pois Medellín e Puebla trouxeram novos ares para a ação pastoral com a opção concreta pelos pobres e pelos jovens. Esta opção possibilitou ampliar o trabalho que vinha sendo desenvolvido com a juventude em movimento, para a construção de uma proposta mais orgânica.

As dioceses passaram, então, a organizar a evangelização dos jovens em pequenos grupos (entre 12 a 25 jovens) e, para melhor acompanhar a organização e formação dos jovens, iniciou-se a articulação de encontros nacionais com o propósito de melhorar a comunicação e proporcionar o intercâmbio e a sistematização de experiências.

O TLC é um Movimento da Igreja Católica direcionado para a juventude.

Nasceu em Campinas, em 1967, com Padre Haroldo Rahm, jesuíta americano nascido no Texas e hoje naturalizado brasileiro, que se uniu a uma equipe de leigos jovens e adultos.

Segundo Nely Babini, fundadora do Mini TLC e contemporânea à fundação do TLC – “O TLC - Treinamento de Liderança Cristã - iniciou em 1966, por Pe. Haroldo e uma equipe de dirigentes de Cursilho de Cristandade, dentre eles destacamos Maria Lamego e Antônio Orlando.”

Em 1967, Padre Haroldo ganhou o Casarão da Vila Brandina (Casa Amarela), e lá começou realmente o TLC.

O primeiro Manual do TLC foi escrito por Padre Haroldo e Maria Lamego, grande colaboradora do padre, poliglota, escritora, pintora, compositora, uma verdadeira artista. Foi ela quem criou os termos matraca, matraquinha e muitos outros termos do manual.

A Associação Retorno à vida ''Comunidade Neftai'' é uma entidade não governamental que ajuda dependentes químicos e alcoólicos a recuperar sua vida dentro da sociedade. É utilizado como tratamento o tripé: Oração, Trabalho e Disciplina

O Caminho Neocatecumenal (ou Neocatecumenato) é um itinerário de formação cristã, iniciado na Espanha em 1964, por iniciativa do pintor Francisco José Gómez Arguello (Kiko Argüello) e de Carmen Hernández, como resposta às novas diretrizes trazidas pelo Concílio Vaticano II, cujo objetivo consiste em abrir um caminho espiritual concreto de iniciação, renovação e valorização do sacramento batismal, que permita ao "catecúmeno" descobrir o significado concreto de ser cristão. Mais tarde se uniria a eles o sacerdote Mario Pezzi. A Igreja Católica reconhece o Caminho neocatecumenal como "um itinerário de formação católica válido para a sociedade e os dias de hoje" – nas palavras do papa São João Paulo II – que busca a redescoberta do batismo.

Je-shuá é uma Comunidade de Aliança. tendo como Carisma é o outro , o próximo em qualquer situação e circunstância . ! Somos chamado a ser a mão de Deus que tira da lama e do fundo do poço. ! jeshua Deus salva

Please reload

bottom of page